Daniel da Silva Lima

Práticas:

Acupuntura

A acupuntura consiste estimulo, usualmente por meio de uma fina agulha, de certos pontos estratégicos da pele denominados pontos de acupuntura. Estes pontos reunidos sob um sistema, por sua vez, denominado de “Canais de acupuntura” que se relacionam com os órgãos internos do corpo. O diagnóstico, nesta ciência, apoia-se sobretudo no que os chineses chamam de diagnostico pulso e língua.

Referência: Acupuntura A arte de curar.

Autor: Felix Mann.

A moxabustão
A moxabustão é uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa. Baseia-se nos mesmos princípios e conhecimentos dos meridianos de energia utilizados na acupunctura, sendo amplamente utilizada em outros sistemas de Medicina Oriental tradicionais como: Japão, Coreia, Tibete e Mongólia. Esta prática, pela documentação antiga existente, parece ser anterior á acupunctura.
Originou-se no norte da china, moxabustão – Jiú (pinyin) significa literalmente, “longo tempo de aplicação do fogo”, sendo considerada uma espécie de acupunctura térmica, feita pela combustão da erva Artemísia sinensis e Artemísia vulgaris. A cauterização, da qual deriva a moxa, foi um desenvolvimento que se seguiu ao uso do fogo. Considerou-se que o aquecimento e a sensação de bem-estar que o fogo propiciava á vida nas cavernas frias e húmidas, assim como as curas furtivas que ocasionalmente aconteciam do toque de um carvão acesso ou pedaço de lenha em brasa, foram os primórdios da cauterização.

Tuiná 

A Massagem TuiNá é um instrumento da Medicina Chinesa, que tem como objectivo dispersar, tonificar e harmonizar a energia e o sangue de um meridiano, órgão ou região, desbloqueando, retirando tensões, relaxando e reequilibrando as energias yin e yang do corpo.

 

Iridologia

iridologiairidodiagnose ou irisdiagnose é uma forma de diagnose (na etmologia: conhecer através da íris) na qual a análise de padrões, cores e outras características da íris permite que se conheçam as condições gerais de saúde baseada na suposição de que alterações na íris refletem doenças específicas em órgãos. Os praticantes dessa técnica utilizam-se de "mapas da íris" ou ainda "cartas topográficas" que divide a íris em zonas que estão relacionadas a porções específicas do corpo humano.

Fitoterapia

Fitoterapia é a ciência que estuda as plantas medicinais e o uso das mesmas no tratamento de doenças. A palavra "fitoterapia" vem dos termos gregos therapeia = tratamento + phyton = vegetal e significa "terapia pelas plantas".

É uma das mais antigas práticas terapêuticas usadas pelo Homem. Sua origem remonta ao ano 8.500 a.C., assentando-se no conhecimento popular (etnobotânica) e na experiência científica (etnofarmacologia

Contato

Telefone: 41 9984361506

 

Daniel da Silva Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *